sexta-feira, 4 de outubro de 2013

DIA DO LOBINHO!


 NESTE DIA 04 DE OUTUBRO COMEMORAMOS O DIA DO LOBINHO.O Ramo lobinho foi fundado em 2 de dezembro de 1916, por Baden Powell pois os meninos pequenos (com idade inferior a nove anos) também desejavam participar das atividades porém não conseguiam acompanhar as vigorosas atividades feitas pelos escoteiros. B.P. começou então a oferecer atividades que fossem adequadas para os pequenos. Ele queria, que o programa para eles, tivesse suas próprias características que não fosse uma versão simplificada do programa dedicado aos escoteiros.
 Hoje, o Ramo lobinho abrange crianças entre 6 anos e meio a 10 anos. Atualmente o Grupo Escoteiro Levino Junges possui 42 lobinhos registrados, sendo que estes estão divididos em 2 alcateias sendo estas a Jaguaperi, que na língua indígena significa lobo guará, e Alcateia Cará sendo uma homenagem ao município de Carazinho. Cada Alcateia esta divida em quatro matilhas possuindo de 4 a 6 lobinhos. As matilhas recebem nomes de cores de lobos: branca, cinza, preta e marrom. Assim como no Ramo Escoteiro, o propósito do Ramo é contribuir para que as crianças assumam seu próprio desenvolvimento especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais como cidadãos responsáveis participantes e utéis em suas comunidades conforme definido no projeto educativo.
O Ramo Lobinho segue o método escoteiro, que é formado pela aceitação da lei e promessa, da premissa do aprender fazendo, vida em equipe, atividades progressivas e atraentes e desenvolvimento pessoal com orientação individual, porém enfatiza mais a fantasia do que a aventura como no ramo escoteiro. O Ramo Lobinho tem como fundo de cena motivador, as histórias de Mowgli, o menino lobo baseado na obra de Rudyard kipling “ O livro da Jângal”. Este livro é uma fábula que por meio da ficção e da personificação dos animais, apresenta a história do povo livre rica em valores e modelos a imitar ou rejeitar.

PARABÉNS À TODOS OS NOSSOS LOBINHOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário